Flavio Maluf fala sobre as startups e a possibilidade de obterem investimentos

O mercado está cada vez mais promissor para as startups, principalmente aqui no Brasil. Para se ter uma ideia, São Paulo está na décima segunda posição entre as cidades que mais oferecem oportunidades para as startups. A informação é de um estudo chamado de Global Startup Ecosystem Ranking 2015, realizado pela Compass, uma empresa especializada em software para companhias de tecnologia de São Francisco, na Califórnia, a qual faz levantamentos e estudos do segmento desde o ano de 2012.

Flavio Maluf, presidente da Eucatex reforça a importância da cidade, que foi a única do Brasil e da América Latina a ser citada no levantamento. Segundo reporta Flavio Maluf, a pesquisa mostra que São Paulo está entre os 20 melhores ecossistemas para negócios inovadores em todo o mundo. Em primeiro lugar está o Vale do Silício, seguido de Nova Iorque e Los Angeles, nos Estados Unidos.

A problemática referente à falta de capital de risco em oferta no mercado deixou de ser realidade para as startups. Flavio Maluf cita que o estudo mostrou também que os investimentos no setor cresceram 95% entre 2013 e 2014 nas cidades citadas. As startups ainda vivem um bom momento, fruto principalmente de investimentos e iniciativas públicas e privadas.

startup

O início

A conceito de startup se consolidou no mesmo período da chamada Bolha da Internet, entre os anos de 2996 e 2001. Trata-se de um negócio focado em abordagens inovadoras, sendo sinônimo de começar uma empresa escalável e repetível, atuando em condições de extrema incerteza. Segundo Flavio Maluf, alguns investidores afirmam que o conceito é mais simples, de uma empresa que inicia com custos de operação baixos e que apresentam um crescimento rápido, gerando lucros maiores.

Para Flavio Maluf, o cenário incerto é aquele que não se pode afirmar se o empreendimento ou projeto irá dar certo ou pelos menos se mostrar sustentável. Se diz respeito ao fato da startup crescer sem modificar de forma expressiva o seu modelo de negócio. O ideal é apresentar um crescimento da receita e custos menores, garantindo um acúmulo maior de lucro. E ser repetível diz respeito a capacidade de entregar o produto em escalas maiores.

Flavio Maluf afirma que o ambiente de incertezas o qual as startups estão inseridas é o principal combustível para seu crescimento. Sem capital de risco elas se tornam mais criativas para gerar receita. Para algumas é difícil continuar a buscar um modelo de negócios ideal, por essa razão os investimentos são cada vez mais necessários para as empresas. Quando o negócio começa a crescer, é necessário o investimento para essa startup ser uma empresa sustentável.

No momento em que se tona escalável, a startup dá lugar à empresa com alta lucratividade. Se não ocorrer dessa forma, o negócio precisa ser reinventado ou correr o risco de morrer de forma prematura. Independente do nicho que estão inseridas, as startups tem ou não maior chance de sucesso e por essa razão se faz necessário uma estratégia eficiente e que resolva um problema. Quanto maior for o problema e melhor a solução proposta, maior será a receptividade e a lucratividade.

Vale ressaltar que startups não são apenas negócios que envolvem a internet. Elas só estão inseridas num contexto que precisa da rede para expandir. Muitas outras estão mais frequentes no meio por conta dos custos menores para criar um software do que para o ramo do agronegócio, por exemplo. Além disso, a internet torna a expansão do empreendimento mais fácil, barata e rápida, sendo uma forma mais simples de tornar o produto repetível. Para ser startup é preciso ter um negócio repetível e escalável.

Como obter investimentos

Uma das etapas mais sensíveis e importantes da trajetória de uma startup diz respeito à capitação de recursos para tocar o negócio. Para Flavio Maluf, as chances do empreendimento obter sucesso crescem quando há uma proposta eficiente e para isso é importante tomar cuidados simples como uma apresentação simples e eficaz. Isso porque a maior parte dos investidores tem agendas apertadas e não tendem a ter interesse em empreendedores prolixos.

Ser coerente e demonstrar entusiasmo

Para receber o ‘sim’ do investidor é necessário demonstrar um bom projeto e que os envolvidos estão capacitados para “enfrentar” o mercado. Para Flavio Maluf, os investidores levam em conta a qualificação do empreendedor e sua personalidade, sobretudo de gestão. Estabelecer uma sociedade é uma tarefa complicada, tal qual um casamento. Em uma entrevista é preciso demonstrar uma personalidade forte, mas que seja aliada a um comportamento ético adequado ao empreendimento.

Apresente um modelo sustentável

Um modelo sustentável tende a ser mais atraente aos investidores. Criar uma startup com base nas tendências passageiras do mercado ou apoiada em um setor com vida perene pode não ser atraente aos investidores. Para Flavio Maluf, os investidores querem atuar em negócios com tendência a crescer e existir de maneira sustentável, principalmente no longo prazo. Para isso é imprescindível oferecer um modelo que seja válido pelos próximos dez anos (no mínimo).

Flavio Maluf cita que referências externas comprovam que muitos negócios nascem de ideias baseados em setores e nichos temporários de mercado com o interesse de venda para terceiros em um futuro próximo. Quando os investidores notam essa possibilidade, desistem do investimento. Por essa razão é importante demonstrar responsabilidade financeira e uma perspectiva positiva de mercado. Dessa forma é possível conseguir uma maior confiança do investidor.

O cliente é o foco

Independente da área de atuação, seja o mercado corporativo ou produtos destinados ao consumidor final é importante manter o foco constante no público-alvo. Se for preciso modificar o produto para atender as nuances do mercado, o ideal é buscar estar a um passo a frente dos concorrentes. O empreendedor tem a obrigação de estudar e interpretar a demanda do consumidor durante todo o tempo, buscando entregar o produto mais apropriado, criando sempre experiência positivas.

Quem tem a aptidão de corrigir seus erros e a seguir a trajetória de acordo com os sinais demonstrados pelo cliente, terá mais chances de crescer. Para isso é importante estar associado a profissionais capacitados e comprometidos, além de adotar tecnologias expressivas. No momento de apresentar a proposta ao investidor é necessário mostrar que a startup adota linguagens avançadas e tecnologias que viabilizam a interação. Sempre que possível, mostre que possui recursos para adaptar-se à evolução das tecnologias digitais.

Transparência na gestão

Startups que apresentam uma gestão transparentes tendem a receber recursos mais rapidamente, uma vez que os investidores tem preferência por empreendimentos mais fáceis de serem monitorados. Startups que estão crescendo tem de adotar princípios de governança mais claros, sobretudo no controle financeiro, definição dos cargos, remunerações, auditorias, controle dos gastos e a carga horária de trabalho dos colaboradores.

Segundo Flavio Maluf, demonstrar transparência e regras claras referentes a gestão podem garantir mais investimentos e também mais dinheiro para uma menor parcela do negócio. Vale ressaltar que as empresas que apresentam práticas mais eficientes e padronizadas de gestão são mais valorizadas. Cabe ao gestor determinar quais serão essas regras e como torna-las mais simples.

O papel das aceleradoras

As aceleradoras são programas de apoio que visam auxiliar os empreendedores a moldar o negócio e receber incentivo. Segundo Flavio Maluf, uma aceleradora busca projetos promissores e oferece aos seus participantes auxílio para consolidarem a ideia e se inserirem no mercado. Diferente das incubadoras, as aceleradoras querem startups que se destacam e que oferecem um produto com grande taxa de crescimento, as chamadas escaláveis. A vantagem em relação as incubadoras diz respeito ao tempo disponibilizado para obter resultados.

Outra característica da acelerado é a metodologia apresentada que busca aproveitar o tempo pré- determinado para o cumprimento de metas. Dessa forma é possível desenvolver características mais eficazes de abordagem. Para Flavio Maluf, a possibilidade de ter um bom mentor para orientar e aconselhar é tão importante quanto os investimentos futuros. Além disso, ela oferece orientadores para auxiliar em diferentes áreas como design, programação, marketing, entre outras.

Como participar de uma aceleradora

O processo de ingresso e participação das aceleradoras é aberto, ou seja, qualquer startup ou empreendedor pode tentar, o que aumenta a competitividade. Entre as fases que caracterizam o processo oferecido pela aceleradora está a consciência. Trata-se do momento em que os empreendedores se atentam ao tipo de investimento, que ocorre principalmente na internet. Logo após vem a aplicação, que se trata da fase em que que os idealizadores iniciam o processo de seleção das aceleradoras.

Flavio Maluf diz que dificilmente um empreendedor único é aceito e é necessário estar em equipe, sobretudo pelo volume de tarefas que vai ter de desenvolverem um curto espaço de tempo. Na fase inicial do programa, os envolvidos devem focar no desenvolvimento da ideias e de um produto viável. A fase final conta com o demo day, em português, “dia de demonstração”, que o evento em que a aceleradora media o contato entre o negócio e a startup.

Nesse momento, as startups tem a chance de demonstrar aos investidores o seu produto, como chegaram até ele e os benefícios do seu produto. Para Flavio Maluf, esse é o momento de obter financiamento adicional, contudo perdê-lo não precisa ser encarado como uma derrota e sim como uma forma de melhorar a estratégia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s