Segundo Flavio Maluf, navegação offline do Google Maps agora está disponível para Androids e iOS

Google-Maps-offline-main

Anunciada pelo Google em maio deste ano, a navegação offline nos aplicativos do Google Maps já está disponível para usuários de Android e iOS. Com a atualização, o app passa a permitir a busca por lugares sem que haja qualquer conexão com a Internet. O empresário Flavio Maluf ressalta a importância empregada pela empresa em atender diferentes segmentos de mercado.

O recurso é destinado aos usuários de regiões onde o sinal de Internet é fraco. Uma pesquisa promovida pela empresa e feita com 1000 usuários brasileiros constatou que cerca de 40 % já tiveram problemas de conexão durante o uso do aplicativo. Flavio Maluf destaca que muitas pessoas não possuem planos de internet móvel com capacidade de dados suficiente para utilizar o Google Maps, e portanto a atualização atende necessidades do público.

Segundo Flavio Maluf, o app não só permite a visualização dos mapas como também permite as funcionalidades mais relevantes para o usuário, como solicitação de rotas, zoom e a navegação por GPS e orientações de voz. Quando a versão brasileira do app foi lançada, a empresa introduziu a ferramenta Local Business Center, onde qualquer empresa pode se cadastrar para ser encontrada e avaliada no Google Maps. Isso permite um grande acervo de estabelecimentos e empresas que possam interessar o usuário. Para o empresário, o serviço do Google traz o espírito da inovação e atende as principais demandas do público que preza por um produto de pesquisa e visualização de mapas de qualidade.

Flavio Maluf ainda informa que, apesar da funcionalidade para uso offline, é requerida uma conexão prévia com a internet, seja por plano de dados ou por Wi-Fi. É necessário baixar os mapas da região para qual o usuário consultará posteriormente, sendo 50 quilômetros quadrados o limite. Basta pesquisar o endereço e efetuar o download no próprio aplicativo. Cada mapa baixado dura por até 30 dias no armazenamento do smartphone para uso offline, exigindo renovação após o período. Isto ocorre para que possíveis dados desatualizados não prejudiquem a experiência do usuário. Flavio Maluf cita a falta de informações sobre o trânsito em tempo real como a principal diferença de usabilidade entre as versões conectadas e offline. Porém, para o empresário, a ausência da ferramenta não representa um ponto negativo significativo comparando-o às outras inúmeras funcionalidades presentes na nova versão.

Lançado em 2005, o aplicativo tem o Brasil como um dos seus cinco maiores mercados no mundo. Segundo a própria empresa, diversos usuários capturavam as telas dos mapas para utilização sem dados de internet. O Google Maps com funcionalidades offline está disponível para download gratuito nas lojas online Apple App Store, para usuários de iPhone, e Google Play App Store, para usuários Android. O Google é hoje uma das marcas mais poderosas do mundo e seus produtos estão entre os mais consumidos e elogiados em todo o planeta, cita Flavio Maluf. A empresa tem, além do Maps e de sua ferramenta de pesquisa, redes sociais, ferramentas de comunicação e serviços de publicidade, entre outros.

Fonte: Exame

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s