Como o coworking pode ser relevante para pequenos empreendimentos, por Flavio Maluf

Montar um negócio é sempre uma tarefa complexa, principalmente em momentos de instabilidade econômica. Isso porque começar um empreendimento exige muita pesquisa e cautela no momento de decidir o setor em que a empresa atuará, de que maneira se desenvolverão as suas atividades e qual o tamanho do investimento a ser feito. Nesse sentido, como comenta o empresário brasileiro Flavio Maluf, uma das principais dificuldades para aquelas pessoas que querem abandonar o home office ou começar do zero um negócio formal é o alto investimento na compra ou no aluguel do espaço a ser utilizado.

Contudo, o coworking tem se mostrado uma excelente alternativa para aqueles que querem começar seu empreendimento sem terem que gastar muito com as instalações. Utilizando esse modelo de aluguel de espaços compartilhados para trabalhar é possível ter toda a estrutura de um escritório, um auditório ou uma sala de reuniões de maneira mais barata. Utilizando um espaço compartilhado com diversos profissionais e outras empresas, inclusive de setores distintos, um pequeno empreendedor pode obter retornos de seu investimento de maneira bem mais rápida do que se tivesse que gastar muito dinheiro inicialmente com a montagem de um lugar para trabalhar, comenta Flavio Maluf.

O empresário lembra que os gastos feitos com as instalações podem fazer com que o negócio não apresente lucros no curto prazo, já que é necessário que o empreendedor pague primeiro os valores referentes ao lugar que utiliza. Dessa maneira, muitas pequenas empresas não obtêm sucesso por já começarem com dívidas, o que leva o pequeno empresário a desistir rapidamente por não ter o retorno desejado.
Entretanto, Flavio Maluf reporta que os espaços coworking, que já estão presentes na maioria das grandes cidades brasileiras e têm apresentado um rápido crescimento nos últimos anos, possibilitam que qualquer empreendimento seja iniciado tendo um lugar para o desenvolvimento de suas atividades com toda a estrutura necessária. E isso vai desde as instalações físicas, que são montadas pela empresa dona do coworking, até a colaboração de profissionais essenciais, como, por exemplo, secretárias e entregadores, destaca Flavio Maluf. Isso porque nesses espaços, esses profissionais são compartilhados com todas as empresas que estão dividindo o local, o que evita que cada uma tenha que pagar para contar com esses serviços, reduzindo consideravelmente diversos gastos, tanto com pessoal como com acessórios fundamentais, como a mobília e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades de cada empresa. Outro fator vantajoso dos coworkings é a manutenção do espaço, já que as empresas não têm que se preocupar com isso, pois tudo fica por conta de quem administra o lugar.

Flavio Maluf também ressalta que o fato de diversos profissionais e empresas dividirem o mesmo local favorece a geração de oportunidades e o aprendizado. Assim, empresas que compartilham um coworking podem trocar experiências e aumentarem suas chances de novos negócios, já que o desenvolvimento compartilhado de suas atividades pode fazer surgir grandes ideias e até mesmo parcerias, expandindo a atuação das organizações. Para concluir, Flavio Maluf comenta que todos esses fatores supracitados podem ser determinantes para que um pequeno empreendimento consiga se firmar no mercado e permanecer forte mesmo em tempos de crise, quando muitos negócios acabam fracassando. Destarte, a utilização de um espaço coworking pode ser, de fato, um fator extremamente relevante para que um pequeno empreendedor obtenha sucesso e o retorno esperado sem ter que fazer investimentos arriscados.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s