Veja, com Flavio Maluf, quais são as prioridades dos consumidores na hora da compra online

Todo o empresário gostaria de saber como funciona a mente do consumidor, não é mesmo? Pois bem, para ajudar nessa missão e descobrir as prioridades dos consumidores e os principais critérios usados no processo de escolha da loja para fazer uma compra online, o Zoom, site e aplicativo comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, boutique de conhecimento especializada no consumidor brasileiro, realizou uma pesquisa com 4 mil pessoas. O presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf apresenta os dados.

Os entrevistados do estudo – que começou a ser realizado em 2013 e encontra-se na quarta edição – podiam escolher até três critérios que considerassem importantes quando o assunto gira em torno de suas compras online, explica o executivo Flavio Maluf. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, “vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.

Flavio Maluf reporta que, de acordo com os dados do levantamento, na hora de comprar algum produto, assim como aconteceu nas outras edições, o consumidor segue dando prioridade às lojas em que já teve boas experiências – deixando a busca pelo melhor preço em segundo lugar. Em seguida, em terceira e quarta posição, respectivamente, está a confiança passada pelas grandes varejistas, e as lojas que não tenham tido reclamações em sites como o Reclame Aqui, por exemplo.

A avaliação de outros consumidores – que pode ser verificada no próprio site das lojas, no setor de avaliações, por exemplo – aparece em penúltimo lugar, entretanto, a pesquisa revela que, conforme o passar dos anos, esse critério vem destacando-se no processo de escolha. Basta observar os índices de 2014, sobressai Flavio Maluf, quando este quesito era considerado por apenas 21% dos consumidores, e comparar com 2017, onde esse número já está em 29% – a opção, inclusive, está a frente da confiança na entrega.

O diretor executivo do Zoom, Thiago Flores, explica que “os e-consumidores sabem que uma das grandes vantagens da internet é a velocidade na troca de informações entre clientes e o quanto isso impacta na busca, por parte das varejistas, em atingir excelência na experiência de compra”. O empresário Flavio Maluf destaca ainda que, segundo as palavras de Flores, “os consumidores estão mais maduros e já se sentem confortáveis com questões básicas do comércio eletrônico como entrega e pagamento, podendo agora priorizar outros aspectos”.

FONTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s