Este ano, Comércio Mundial deve crescer 2,4%, diz OMC – Veja com Flavio Maluf

No último dia 12 de abril, boas noticias para o comércio mundial – as expectativas são de que o setor cresça cerca de 2,4% neste ano, apesar da incerteza sobre a evolução econômica e política, especialmente, nos Estados Unidos, afirmou a Organização Mundial do Comércio (OMC). Quem reporta a noticia e algumas considerações sobre o assunto do diretor-geral da Organização, Roberto Azevêdo, é o presidente das empresas Eucatex e empresário, Flavio Maluf.

A faixa de crescimento para este ano foi ajustada para um intervalo entre 1,8 e 3,6%, ante 1,8 e 3,1% em setembro passado, informou a OMC. Mas, de acordo com Roberto Azevêdo, ainda é preciso haver clareza sobre as políticas comerciais do atual presidente americano, Donald Trump.

O diretor da OMC também aproveitou a ocasião para fazer um apelo geral para resistir ao protecionismo. Flavio Maluf destaca que, segundo ele, os resultados das próximas eleições em economias importantes, como é o caso da França, devem proporcionar mais previsibilidade para os investidores.

Para Roberto Azevêdo, o comércio deve, sim, ser visto como parte da solução para as dificuldades econômicas e não como parte do problema. Contudo, ele pondera – “Em geral, acho que embora existam algumas razões para um otimismo cauteloso, o crescimento do comércio permanece frágil e há riscos consideráveis do lado negativo. Muito da incerteza em torno do cenário é político[…]. Precisamos continuar fortalecendo o sistema, apresentando novas reformas e resistindo à construção de novas barreiras ao comércio.”

O executivo Flavio Maluf salienta que a OMC tem revisado, de forma contínua, as estimativas preliminares nos últimos cinco anos, visto que, as previsões de recuperação econômica revelam-se excessivamente otimistas.

Em 2016, porém, o comércio global cresceu a uma taxa de 1,3% – ritmo mais lento desde a crise financeira e abaixo da projeção revisada de 1,7% feita em setembro, sobressai o presidente das empresas Eucatex, Flavio Maluf. Para o diretor-geral da OMC “o fraco desempenho ao longo do ano foi em grande parte devido a uma desaceleração significativa nos mercados emergentes, onde as importações basicamente estagnaram no ano passado, crescendo muito pouco em termos de volume”

Já as previsões para 2018, conforme a análise mais recente da Organização, Roberto Azevêdo, são de que o comércio global cresça entre 2,1 e 4%, conclui o empresário Flavio Maluf.

A OMC

Com sede em Genebra (Suíça), a Organização Mundial do Comércio é uma instituição internacional que, desde 1995, atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. É ela a instância que define as regras para o comércio multilateral e plurilateral entre os países.

Uma das funções da Organização, por exemplo, é atuar como um intermediador, quando dois países membros geram conflitos por motivos comerciais. Entre as funções da OMC também está gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia; criar situações e momentos para que sejam firmados acordos comerciais internacionais; e supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s