Confira, com Flavio Maluf, os desafios da exportação no agronegócio

De acordo com informações divulgadas em janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as exportações brasileiras do agronegócio cresceram 13% em 2017. A entidade ainda informou que o setor foi responsável por 44,1% das vendas do país para o exterior. Todavia, apesar do bom desempenho, a área também enfrenta alguns desafios para se desenvolver. Quem apresenta alguns deles é o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

Ampliar a infraestrutura

Para que o agronegócio brasileiro melhore a escoação da sua produção e exportação é necessário, por exemplo, o desenvolvimento de uma infraestrutura eficiente. Entre as formas de melhoria está o investimento na malha rodoviária e o estímulo da alternativa ferroviária.

Tomar cuidado com as mudanças do mercado internacional

Atualmente, dois dos principais compradores dos produtos brasileiros são a China e Estados Unidos. O cliente oriental possui cerca de 1,3 bilhão de habitantes e vive em constante crescimento econômico, o que o torna um atraente destino para as mercadorias do Brasil, reporta Flavio Maluf. No entanto, uma desaceleração na economia chinesa pode impactar, significativamente, a produção agropecuária do Brasil. Sendo assim, diminuir a dependência desse mercado, seria algo a se considerar.

Os Estados Unidos, por sua vez, têm Donald Trump na presidência desde o início de 2017 e vive um momento de mudanças e incertezas. Um dos discursos do político é, justamente, em relação à proteção da produção norte-americana — o que pode afetar a entrada de produtos brasileiros no país.  

Pensar, cada vez mais, na produção sustentável

Hoje em dia, o número de consumidores que se preocupam com as questões ambientais só aumenta. Sendo assim, pensar em sustentabilidade nos processos de produção e demais atividades do empreendimento é cada vez mais relevante em termos de competitividade empresarial — tanto para o mercado nacional quanto internacional, enfatiza o empresário Flavio Maluf.

Exportar produtos frescos

A qualidade é essencial para qualquer tipo de progresso. E no agronegócio não é diferente — é preciso manter a qualidade dos produtos em todos os momentos, inclusive, claro, na exportação. Para isso, o planejamento é fundamental. Analisar a logística e qual o tipo de transporte será mais eficiente para escoar determinada produção, bem como qual a melhor época de embarque, são formas de manutenção de qualidade.

Flavio Maluf acentua que é importante, também, estudar quais são as tecnologias mais adequadas, por exemplo, para conservação da temperatura, umidade e condições específicas de cada carga — e garantir um desembarque sem complicações.

Acertar na embalagem

A escolha da embalagem é um aspecto que influencia tanto na questão da sustentabilidade quanto em manter a qualidade dos produtos. O tipo de material no qual encontra-se a mercadoria está entre os principais resíduos que prejudicam o meio ambiente. “A tendência do comércio exterior a cada dia que passa é ter tolerância zero com produtos e embalagens que não seguem os padrões ecológicos. Um dos exemplos mais recentes foi a decisão da China, em outubro de 2017, de não importar mais produtos que não possuam embalagens ecologicamente corretas”, explicou o gestor do Núcleo de Comércio Exterior da Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino America (CCM-ULA), Edson Saito.

Ainda, é preciso pensar na embalagem como um dos instrumentos auxiliares do agronegócio capaz de, no ato da exportação, aumentar ou preservar a qualidade, bem como a validade, da mercadoria em questão, salienta o presidente das empresas Eucatex. O executivo Flavio Maluf também reforça a importância de estudar a legislação do país de destino em relação à exportação — e isso inclui regras e orientações a respeito das embalagens internas e externas dos produtos. Seguir as especificações à risca é a melhor forma de impedir que a exportação seja inviabilizada por algum motivo referente a esse aspecto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s